Saudades....Saudades de sorvetes, idas e vindas, abraços maternos, paternos de pais e avós. Um todas as lembranças ficam, lembranças em fotos, vídeos, momentos felizes, eternos, calorosos. Momentos que nunca se vão.
Mães de todos os lugares, de todos os Santos, religiões e costumes, a branca, negra, Japonesa. Todo abraço, palavra amiga, palavra entendida, aquela para todas os segundos, minutos e horas.
Mãe é compreensão, carinho, valentia e todos os sentimentos.
Mãe é toda valentia de fera ferida, fera "eterna", eterna imensidão.
Mãe de todos os filhos, com mesmos braços, mesmo em tempos de aceitação, repreensão.
Mãe não diferencia os filhos, mesmo em tristes momentos, destinos tortuosos, ela está sempre lá, estendendo a mão, acolhendo no abraço, em braços de Santa.
E com todo orgulho no mundo, é aquele que, nossa Santa progenitora, sente, nos vendo crescer, aprender e progredir, mesmo com luta e dor.
E quando ela já estiver cansada, com marcas de décadas, do tempo que passa, passa e repassa, dê a ela netos, raízes, porque são os filhos dos seus filhos que, causaram seus sorrisos, eternos aprendizes, de uma grande sabedoria chamada MÃE.
Não podemos ficar tristes, porque eles, vivem, continuam em nós, em nossos gestos, palavras, aprendizados, continuam em nossa alma, em nossa genética. E um dia, nessa continuação familiar, todos nós seremos saudades também.
MÃE
Tem bicho mais estranho do que mãe? Mãe é alma contraditória. É alegria no choro. É carinho na raiva. É o sim no não.
Mas como pode ser assim, tão incoerente? Essa pessoa é assim mesmo: Igual e diferente de tudo o que a gente já viu. É a fortaleza que aguenta o tranco, só pra não ver o filho chorar.
É o sorriso de orgulho escondido, só pra não se revelar.
Mãe dá uma canseira na gente, até que um dia a gente se depara com uma ausência insuportável: É a mãe que vai embora, deixando um vazio enorme, escuro, silencioso. E aí descobre que, mesmo errando, ela sabia de tudo, desde o início, e fez de tudo pra acertar, porque criar filho não tem regra - é doação, amor e simplesmente a natureza de Deus.
Então...Se você tiver privilégio de abraçar sua mãe nesse segundo domingo de Maio, agradeça, porque o presente é seu. E esteja certo: Mesmo sem manual de instrução, ela continua aí, atrapalhada, contraditória...
Mas com o olhar atento, querendo entender como você funciona.E fazendo de tudo pra você não falhar.
Beijos e carinhosos as minhas amigas que são mães de todos os meus amigo(as) do orkut.
Peterson Magalhães (cantor sertanejo).





