Pessimismo versus Iluminismo
E se te disserem, que a sua atitude filosófica, pensamento sempre positivo e ações sonhadoras forem em vão, significa, que seus sonhos são grandes o bastante para não serem entendidos. "Esse (a) tem um modo de "vida louca", desfocado na vida, seguindo de forma irresponsável". Sinta-se em comunicação com a natureza, entre em contato com os maiores pensadores, seguidores do bem, porque ninguém vive a vida toda com total negatividade.
Até os maiores seguidores árduos, de filósofos pessimistas, encontram no amor, a paz tão almejada, ganhando forças necessárias, para enxergar a vida, em uma forma mais alegre, sorridente e positiva.
Talvez então tenha sido naquele momento, em contato com orvalho, folhas e flores, em um passado não muito distante, que o maior pessimista de todos se tornou mais vivo, feliz, sorridente e deu cores a sua vida e agora vive seus sonhos, realizando tudo o que sempre quis.
Agora paro e digo-lhe poucas palavras:
- Olhe para sua vida, colha nela, seus sonhos, frutos e resultados de seus esforços, porque o que seriam deles, se tivesse somente vivido naquela mesmice pessimista? Dizeres infelizes e dessabores amargos? E a minha calma, paz e tranquilidade, é saber, que o ser humano modifica-se, renova-se e evolui. A humildade é a maior arma de todas, assim como os animais, cachorros, gatos e outros, não matam seus semelhantes, muito menos ofende o próximo, agride ou mal diz, apenas vive, um dia de cada vez. E mesmo sem entender o bicho ser humano, está sempre lá ao seu lado, esquece todas as dores causadas, dos tapas dados, palavras duras e frias. Pode passar o tempo que for, de dia ou de noite, seus "animais" domésticos, estarão sempre esperando-lhes, com carinho e atenção, e sempre dispostos para te encontraram com um simples olhar, uma lambida ou alisada dos membros e seus pelos, gestos de amor verdadeiros.
E agora com essa analise, entre o homem e o "animal", quem é o animal? Quem é o irracional? Quem polui os rios, mares e o céu? Quem destrói a vida silvestre, florestas e toda a natureza? Quem mata por uma casa, empresa ou qualquer outra coisa?
Por: Pedro Giachetta
Nenhum comentário:
Postar um comentário